sábado, 23 de janeiro de 2016

Uma viagem inesquecível

Eu fui uma das alunas escolhida para representar o meu país em Itália [Nápoles] na escola Don Salvador Vitale no Projeto de Erasmus+. O Projeto chama-se “Be healthy, be natural, be smart” e incide no estudo das ciências naturais. Fiquei muito contente por ser a primeira vez que ia andar de avião e por ir conhecer hábitos e comidas de outro país. A viagem decorreu nos dias 10,11,12,13,14,15,16 de Janeiro.
Quando acordei fiquei muito nervosa pois não sabia se ia correr tudo bem… ia para outro país sem os meus pais uma semana mas no fundo estava feliz por ir. Eram 11:30h da quando cheguei ao aeroporto. O nosso voo partia às 14:30h para Munique onde fazíamos escala para Giuliano in Campania (Nápoles) onde chegámos às 22.50h. Primeiro fomos buscar as malas e de seguida fomos ter com as nossas famílias. Alguns de nós foram jantar ao McDonalds (Madalena, Íris e as respetivas famílias). Quando cheguei a casa dela fiquei espantada por me pedirem para tirar os sapatos antes de entrar, e então percebi era um costume habitual. Fiquei muito contente também por eles terem um cão, o Tommy.
            
                                    
2º DIA
Fui conhecer um das escolas do programa (não era a escola da minha amiga italiana de acolhimento). Vimos uma apresentação que os alunos fizeram sobre o projeto Erasmus+, mostraram-nos a escola, comemos um lanche e partimos para o Lago Avernus. No caminho vimos várias paisagens incluindo um vulcão e uma praia. Nesse lago fizemos uma atividade física em volta do mesmo. Quando acabamos a atividade fomos almoçar e convivemos com o grupo espanhol dos rapazes. Ao final do dia esperámos pelas nossas famílias na escola e fomos para casa.                        


                                                                              
 




3º DIA
Começamos a manhã na escola a ver um Power Point sobre as plantas mediterrâneas e sobre o mel na importância da dieta mediterrânica. Fizemos um questionário sobre esse assunto e em seguida partimos para fazer apicultura. Quando lá chegamos vimos umas plantas mediterrâneas e explicaram-nos que íamos mexer em abelhas. Vesti o fato e saí com o grupo, o instrutor e a tradutora. Achei graça mas estava com medo. À saída foi-nos dito como faziam o mel e comprei quatro frascos de compota.
                                   
                  

Dali partimos para o Birds Park onde vimos uma quinta com muitos animais e tivemos a aprender quais eram as plantas mais utilizadas na alimentação mediterrânica. Praticamos arco e flecha, equitação e almoçámos também na quinta. Regressámos a escola, fui ter com a minha família e seguimos para o shopping onde se encontravam a Madalena a Íris e as suas famílias e mais tarde apareceu a Margarida. Acabámos a noite a fazer compras e a comer pizza.
                            
                             
4ºDIA
Neste dia fomos conhecer a escola das nossas amigas italianas. Quando lá chegámos apresentaram-nos a turma delas e logo de seguida fomos para a sala de aula onde esperamos que um professor nos fosse buscar. De seguida fomos para o auditório ver a orquestra a tocar músicas italianas e vimos também um PowerPoint sobre a escola. Quando tudo acabou tinham no corredor umas apresentações de cada país onde Portugal tinha como personagens Fernando Pessoa, Fernão de Magalhães, cozinheiras tradicionais e o Cristiano Ronaldo. Mais tarde fomos a fábrica de mozarela com as amigas italianas da Íris e da Madalena, provámos um pouco de mozarela e depois fomos ver como era feito o queijo.
Regressamos à escola e almoçámos comida tradicional feita pelos pais dos alunos. À tarde apresentamos os nossos Power Points e fiquei muito feliz por ter corrido bem pois fomos os únicos alunos a apresentá-los e tínhamos trabalhado muito. Mais tarde a minha Família foi-me buscar e encontrámo-nos com a Família da Íris e da Madalena num restaurante italiano.
     

5º DIA
Fomos para a escola e estivemos a ver um Power Point sobre as maçãs Anurcas e depois respondemos a um questionário. Mais tarde dirigimo-nos para o laboratório onde nos mostraram várias experiências com o sumo de maçã Anurca. Quando terminámos, jogámos um jogo e empatámos! De seguida partimos para a fábrica ver como faziam sumo e os utensílios que utilizavam para o fazer. Almoçámos lá, assim que terminamos fomos para a escola onde a minha família me esperava, jantei em casa e depois jogámos jogos e fui dormir.
    
      
           
6º DIA
Regressámos à primeira escola onde respondemos a um Quizz nos computadores. Quando acabámos fizemos uns desenhos sobre os acontecimentos dos outros dias do projeto Erasmus+ (no meio tivemos um lanchinho com bolos de tradicionais de Nápoles). Almoçámos na escola e a comida era muito boa, principalmente a pizza. Depois de tirar muitas selfies fomos ter com as nossas famílias e fomos para casa. Durante toda a tarde estive a preparar-me para a festa da minha italiana, a Miriam que tinha feito anos, o jantar foi num restaurante com máquinas de jogos e ela tinha convidado a turma toda, a Madalena e a Íris. Saímos de lá à meia-noite e quando cheguei a casa fui dormir triste porque ia embora no dia seguinte.
     

7º DIA (A despedida)
Chegou o dia de voltarmos a casa. Estávamos todos muito tristes pois queríamos voltar mas ao mesmo tempo não queríamos deixar os novos amigos e as suas famílias.
Eu adorei a minha família de acolhimento e todos os dias que passei em Giuliano in Campania (Nápoles), foi uma experiência fantástica que me enriqueceu muito e me possibilitou conhecer novas culturas, através de alunos italianos e de outros países.
Gostaria de agradecer à Professora Anabela Chaves e à Professora Preciosa Silva e a todas as pessoas que pertencem ao projecto e à minha família de acolhimento, Miriam, Daniele, Marzia e Gianni.
Recordarei para sempre esta semana.
          
                       

Mariana Lopes - 8º-2ª                                                                                                                                                                                                       

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.