sexta-feira, 19 de junho de 2015

RELATÓRIO COMENIUS - Theley


Segunda Feira

Na segunda-feira acordei cedo para ir para o aeroporto de Lisboa. Estavam lá os professores à espera dos alunos. Nós, os alunos, estávamos todos contentes e excitados por irmos à Alemanha.
Fomos para o avião e ficamos com uma sensação espetacular…
Chegámos ao Luxemburgo e, como já disse, estávamos muito contentes. De seguida fomos buscar as malas e metemo-nos dentro da carrinha para irmos para a escola dos nossos amigos alemães. Eu reconheci o meu amigo por causa do seu cabelo, logo fui ter com ele para nos conhecermos. Demo-nos muito bem e não havia problemas nenhuns com o nosso inglês. Eu e o Nicola esperámos até que a mãe dele chegasse de carro, pois a aldeia onde eles viviam era um pouco longe.
A mãe do Nicola chegou, parecia ser muito fixe e simpática. Meti a mala e a guitarra na mala do carro e depois fomos para casa deles… Almoçámos esparguete à bolonhesa. Estava tão bom que nem conseguia dizer em inglês o quão bom estava. Só me faltava conhecer o pai do Nicola mas estava a trabalhar. À mesa, enquanto comíamos o esparguete, eles faziam-me muitas perguntas, principalmente sobre as coisas que eu mais gostava de fazer e eu respondia-lhes.
Acabámos de comer e o Nicola telefonou a um amigo para irmos comer gelado italiano a uma gelataria no centro da aldeia. O amigo do Nicola chama-se Mathis e ele é o amigo alemão do Nuno Esteves. Ele gostava bastante do Mathis e dos seus pais ou seja, parecia que toda a gente estava contente com as suas famílias alemãs.
Eu, o Nicola, o Mathis e o Nuno fomos passear e jogar à bola. Depois disso tudo, eu e o Nicola fomos para nossa casa jogar às cartas e ele ensinou-me jogos de cartas!!! Passado algum tempo o pai do Nicola chega e o nome dele é Michael, era bastante simpático e divertido e por isso gostei imenso dele.
Já era um pouco tarde por isso fomos jantar salsichas alemãs … adoreiiii! Mais uma vez os alemães surpreenderam-me com a sua comida maravilhosa… Depois fomos dormir para no dia seguinte irmos para a escola.

Terça Feira
Na terça-feira fomos para a escola de manhã. Estive sempre com o meu amigo e com os meus colegas portugueses. O diretor da escola mostrou-nos a escola do Nicola e dos seus colegas e estava bem tratada, tinha um ar moderno, tinha campos de basquetebol e futebol.  Fui jogar com o Nicola futebol mais o Nuno e o amigo alemão dele.
Passado algum tempo, ouvi dizer que o João tinha ido a uma aula de físico-química alemã, mas foi sem querer e como ele não fala bem inglês, não conseguia dizer que ao professor que não era suposto ele estar na aula. Eu ri-me bastante com isso!
Praticamente passei o dia inteiro a falar e a conviver na escola do Nicola. Depois fui para casa e joguei às cartas mais uma vez com o Nicola. O Michael chegou e conversei com ele sobre o que íamos fazer durante a semana e fiquei bastante contente porque pelos vistos só íamos fazer coisas divertidas. Depois disso fui dormir para no dia seguinte ir para a piscina.

Quarta-feira
Na quarta-feira fui à piscina!! Foi demais!!!! Piscinas gigantes para saltar e divertir-me com o escorrega… Diverti-me bastante com o meu amigo alemão e com os meus colegas portugueses. Tomei banho e fui almoçar com os meus colegas, com os alemães e com as espanholas que eu achei muito divertidas e um bocadinho giras…
Houve ensaio para o concerto no dia seguinte e, eu estava um pouco destreinado…
Depois fui para casa do Nicola para me preparar porque eu ia para casa dos avós do Nicola.
Os avós do Nicola eram bastante simpáticos e estavam muito agradecidos e contentes por terem um português em casa deles.
A avó do Nicola falava italiano, falava francês e falava espanhol por isso não precisava do inglês por serem línguas parecidas. Fomos jantar e comemos coisas com sabores doutro mundo! Os alemães estavam sempre a surpreender-me com a comida. Fomos embora de casa dos avós do Nicola para ir para casa dormir, já estava bastante cansado pois, o dia tinha sido muito longo e cansativo mas muito bom!

Quinta-feira
Na quinta-feira fui para escola de manhãzinha para ir ao concerto. Primeiro vimos os concertos das pessoas dos outros países. Estávamos todos nervosos, estávamos com medo que o concerto corresse mal mas, afinal …foi o melhor de todos os países 😁
No fim do concerto estávamos todos contentes por termos conseguido fazer tudo sem nos enganar!
Depois do concerto houve festa!!! A escola estava cheia de música aos berros e eu e o Nuno andávamos por aí a fazer figuras a dançar…😄😁Depois cada um foi para casa…

Sexta-feira
Na sexta-feira fui ter com Nuno e com o Mathis para jogar golf com o Nicola. Bastante divertido…! Depois fomos ao campo de trampolins e foi demais!!! 😎😆Logo a seguir fomos a um sítio que dava para subir uma montanha num carrinho pequeno…Uma vista brutal! De seguida fomos outro lugar que tinha escorregas gigantes!! BRUTALLL!!!

Sábado
No sábado fui para a escola onde estava toda a gente para a despedida… toda a gente estava a chorar menos eu 😆. Entrámos na carrinha e fomos ao aeroporto do Luxemburgo sempre a contar histórias sobre o que tínhamos feito durante aquela semana inteira. Chegámos ao aeroporto e fomos para o avião…
Chegámos ao nosso belo país e assim foi 😃
Adorei esta experiência, espero ter mais destas 😊

Afonso Louro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.